terça-feira, 16 de junho de 2026

Brejo da Madre de Deus encerra sua participação no JEPS com 10 medalhas

De 25 de maio a 14 de junho, aconteceu a fase regional dos Jogos Escolares Pernambucanos (JEPS), na qual Brejo da Madre de Deus encerrou sua participação com um excelente desempenho, conquistando 10 medalhas e se destacando entre os municípios participantes da competição.



Ao todo, a delegação brejense conquistou 10 medalhas, sendo 2 de ouro, 2 de prata e 6 de bronze. O grande destaque foi o badminton, responsável por cinco medalhas. O atletismo contribuiu com três conquistas, enquanto o futsal e o voleibol garantiram uma medalha cada.

No badminton, Sávio Manoel Silva dos Santos, da Escola José Inácio, conquistou a medalha de ouro. As medalhas de prata ficaram com Pedro Emanuel Araújo, do EREM André Cordeiro, e Fernando Oliveira Vidal, da Escola José Inácio. Já as medalhas de bronze vieram com Hemilli, da Escola José Inácio, e com a dupla formada por Nicolly Thalita da Silva Souza e Marcelly Sophia, ambas do EREM André Cordeiro.


No atletismo, Laura Beatriz, da Escola José Inácio, foi um dos grandes destaques da delegação ao conquistar a medalha de ouro na prova dos 2.000 metros. Com o resultado, a atleta garantiu vaga para a fase estadual dos Jogos Escolares Pernambucanos. Também no atletismo, José Valmir, da Escola José Inácio, e Miguel Renan, da Escola Gênesis, conquistaram medalhas de bronze.


Nas modalidades coletivas, a equipe mirim da Escola Geralda Catanha conquistou a medalha de bronze no futsal, enquanto a equipe mirim da Escola José Inácio garantiu o bronze no voleibol.


Os resultados reforçam o talento dos estudantes-atletas do município e o trabalho desenvolvido pelas escolas, professores, treinadores e pela gestão municipal, que seguem incentivando e fortalecendo o esporte escolar como ferramenta de desenvolvimento, inclusão e formação dos jovens brejenses.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Educação do Brejo da Madre de Deus recebe mais quatro novos ônibus escolares

O município do Brejo da Madre de Deus recebeu, nesta quarta-feira (10), mais quatro novos ônibus escolares para reforçar a frota da rede municipal de ensino. Com a nova aquisição, a Educação Municipal passa a contar com 12 ônibus novos, fortalecendo o transporte dos estudantes em todo o município.



Dos 12 veículos, oito foram adquiridos por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo de Pernambuco, enquanto os outros quatro foram adquiridos com recursos próprios do município.


Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, entradas USB para carregamento de dispositivos móveis e assentos com acessibilidade, garantindo mais conforto, segurança e inclusão para os estudantes durante o deslocamento até as unidades de ensino.


Além dos investimentos na frota escolar, a gestão municipal também realizou recentemente a aquisição de três motocicletas, um veículo Spin, um Fiat Mobi e um caminhão frigorífico, ampliando e modernizando a estrutura de serviços oferecidos pelo município.


Para o prefeito Roberto Asfora, os investimentos representam mais qualidade no atendimento à população. “Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura cada vez melhor aos nossos estudantes e a toda a população. Esses novos ônibus garantem mais conforto e segurança para os alunos, especialmente aqueles que precisam percorrer maiores distâncias diariamente”, destacou.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

segunda-feira, 1 de junho de 2026

Brejo da Madre de Deus abre inscrições para o 15º Encontro de Sanfoneiros

O mês mais forrozeiro do ano chegou, e a Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico do Brejo da Madre de Deus abriu as inscrições para o 15º Encontro de Sanfoneiros, evento que já é tradição e faz parte do calendário junino do município.


As inscrições estão sendo realizadas na sede da Secretaria de Cultura, em Brejo Sede, na Avenida Cleto Campelo, e na Casa da Cultura, no distrito São Domingos, localizada na Rua Luiz Cecílio de Santana.


O evento acontecerá no próximo dia 20 de junho, no centro da cidade, integrando a programação oficial do São João da Cidade e reunindo sanfoneiros de diversas localidades para celebrar a música nordestina e a tradição do forró.


Os interessados podem procurar um dos pontos de inscrição e garantir participação em mais uma edição, que valoriza os artistas e preserva as raízes da cultura popular nordestina.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura de Brejo da Madre de Deus*

quinta-feira, 28 de maio de 2026

Prefeito Roberto Asfora assina ordem de serviço para pavimentação de ruas em Brejo sede e São Domingos

Em mais uma ação voltada para a melhoria da infraestrutura urbana do município, o prefeito do Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, assinou, no último dia 26 de maio, aniversário de 275 anos da cidade, a ordem de serviço para a pavimentação de 22 ruas no bairro Boa Esperança, em Brejo sede, e na Comunidade do Gerson, no distrito São Domingos.


As obras irão proporcionar melhores condições de tráfego para veículos e pedestres, além de mais conforto, segurança e valorização dos imóveis das localidades beneficiadas.


Ao longo de sua gestão, Roberto Asfora tem mantido um ritmo constante de investimentos em infraestrutura, com ações de pavimentação, recuperação de estradas, abastecimento de água e melhorias urbanas em diversas comunidades do município.


“Estamos trabalhando para levar desenvolvimento a todos os cantos do Brejo. Essas obras representam mais dignidade para os moradores e mostram o nosso compromisso de continuar transformando a vida das pessoas através de ações concretas”, destacou o prefeito Roberto Asfora.


*Assessoria de Imprensa*

_Roberto Asfora – Prefeito do Brejo da Madre de Deus_

quarta-feira, 27 de maio de 2026

AME e Núcleo TEA realizam atualização cadastral de pacientes da lista de espera

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio do Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), informa que haverá atualização cadastral dos pacientes que estão na lista de espera do AME e do Núcleo TEA.


Os pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes que estão na lista deverão comparecer ao prédio do AME, em Brejo sede, localizado na Rua Manoel Aleixo, no bairro Marajás. Já no distrito São Domingos, a atualização acontecerá na Rua Luiz Cecílio de Santana.


É necessário apresentar CPF, cartão do SUS, laudo médico e telefone para contato das crianças e adolescentes.


A atualização cadastral é de suma importância para que a equipe possa manter os dados atualizados e entrar em contato com as famílias para os próximos atendimentos e encaminhamentos realizados pelo serviço.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

quarta-feira, 20 de maio de 2026

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus informa sobre solicitação de reforço da Segurança Pública para festejos juninos 2026


A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, informa que está aberto o período para solicitação de reforço da Segurança Pública para os festejos juninos 2026.


A solicitação deve ser realizada através do site da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), pelo endereço: https://eventos.sds.pe.gov.br ou presencialmente na diretoria de eventos, em Brejo sede, nas margens da PE-145, e no distrito São Domingos, na Casa da Cultura, na Rua Luiz Cecílio de Santana.


O pedido deverá respeitar a antecedência mínima de 15 dias da data prevista para o início do evento. O prazo para solicitação inicia nesta quarta-feira, 20 de maio, e segue até o dia 14 de junho.


A gestão municipal reforça a importância do cadastramento para garantir o planejamento das ações de segurança durante os eventos juninos, contribuindo para a organização e tranquilidade das festividades em todo o município.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

sexta-feira, 15 de maio de 2026

Feira de Empregabilidade do UniFavip Wyden oferece vagas de emprego e estágio em Caruaru*

 



Em celebração ao mês do trabalho, comemorado em maio, a Wyden promove, entre os dias 18 e 22, a Feira de Empregabilidade 2026, uma iniciativa nacional que reforça o compromisso da instituição com a inserção profissional e o desenvolvimento de carreiras. Ao longo da semana, unidades em diferentes regiões do país abrirão suas portas para estudantes, egressos e a comunidade em geral, oferecendo oportunidades concretas de conexão com o mercado. 


O cenário é favorável para quem busca uma colocação. Em 2025, o Brasil registrou a criação de cerca de 1,8 milhão de vagas formais de emprego, com crescimento em todos os setores da economia. Para o segundo semestre de 2026, áreas como serviços, tecnologia da informação, saúde, comércio, logística e construção civil seguem liderando a geração de oportunidades, impulsionadas pela digitalização e pela retomada econômica. 


Com a participação de aproximadamente 100 empresas parceiras e a oferta de cerca de 7.500 vagas de emprego e estágio, a feira se consolida como um importante ponto de encontro entre talentos e recrutadores. A programação inclui processos seletivos, cadastramento de currículos, palestras com especialistas, oficinas práticas e orientações de carreira, ampliando as chances de empregabilidade dos participantes. 


Realizada em 13 unidades da Wyden, a ação acontecerá presencialmente, com atividades distribuídas em diferentes turnos para ampliar o acesso do público. Além das oportunidades profissionais, os visitantes poderão contar com suporte para construção de currículos, preparação para entrevistas e direcionamento de carreira, com o apoio de docentes e profissionais do mercado. 


A transformação digital também influencia diretamente o perfil das vagas. Levantamentos recentes indicam que as oportunidades que exigem conhecimentos em inteligência artificial cresceram cerca de 65% no Brasil, consolidando a tecnologia como uma das principais competências demandadas pelas empresas. Hoje, cerca de 45% das vagas do setor de tecnologia já estão relacionadas à IA refletindo a rápida adoção dessas soluções em diferentes áreas. 


Para o coordenador nacional de carreiras da Wyden, Kayque Ferraz Costa, a iniciativa acompanha essa transformação. “A Feira de Empregabilidade é um elo estratégico entre a formação acadêmica e as demandas reais do mercado. Estamos diante de um cenário em que competências digitais, especialmente ligadas à tecnologia e à inteligência artificial, tornam-se cada vez mais essenciais para a empregabilidade”, afirma.


*OPORTUNIDADES PARA CARUARU*


Em Caruaru, no UniFavip Wyden, a Feira de Estágios e Empregos Wyden será no dia 21 de maio (quinta-feira) e contará com a participação de aproximadamente 15 empresas, que juntas disponibilizam cerca de 250 vagas para estudantes e a comunidade local. A programação na região inclui ainda atividades exclusivas, como balcão de atualização de currículo, palestras com ALUMNI, Orientação de Carreira, Simulação de Entrevista com a liga acadêmica, reforçando o compromisso da instituição com o desenvolvimento econômico e social da região. 


De acordo com o reitor do UniFavip Wyden, Kleyvson Miranda, a expectativa é de grande adesão do público local. “A feira representa uma oportunidade concreta de aproximação entre nossos alunos e o mercado da região. Além de facilitar o acesso às vagas, conseguimos preparar melhor os participantes para os desafios dos processos seletivos”, destaca. 


A Feira de Empregabilidade Wyden integra um conjunto de iniciativas voltadas à empregabilidade e ao fortalecimento da relação entre educação e mercado de trabalho, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados para os desafios contemporâneos. 


Para se inscrever, é fácil, basta se inscrever pelo link: https://shre.ink/7sUe


*Serviço* 

Evento: Feira de Estágios e Empregos Wyden 2026 

Data: 21 de maio de 2026

Horário: 16h às 21h

Local: UniFavip Wyden

Endereço: Av. Adjar da Silva Casé, 800 - bairro Indianópolis, Caruaru.

Entrada: Gratuita 

Inscrição: https://shre.ink/7sUe

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Chuva, vírus e imunidade: o que colocar no prato para evitar gripes e infecções

Em períodos chuvosos, aumenta também a circulação de vírus e bactérias, o que se reflete no crescimento dos casos de gripes, resfriados e infecções respiratórias. Nesse período, a alimentação ganha papel central na prevenção e no fortalecimento do organismo, ajudando a manter a imunidade em alta. 


De acordo com a professora do curso de Nutrição da Wyden, Luiza Motta, o cuidado com a alimentação deve ser contínuo, especialmente em épocas de maior incidência de doenças. “O ideal é ter uma alimentação equilibrada, adequada e harmônica, para que a nossa imunidade não despenque e a gente não adoeça”, explica. 


A especialista destaca que não se trata apenas de evitar doenças, mas também de ajudar o corpo a reagir melhor quando elas surgem. Mesmo em quadros de gripe ou infecção, alguns hábitos simples podem acelerar a recuperação, como manter a hidratação adequada e reforçar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes essenciais. 


Entre os principais aliados estão as frutas com alto teor de vitamina C, como acerola, goiaba, laranja e limão. “Muitas vezes a gente pensa só na laranja e no limão, mas a acerola e a goiaba têm muita vitamina C e são excelentes opções para fortalecer a imunidade”, orienta. 


Além disso, alimentos como castanhas, oleaginosas e cereais integrais também devem fazer parte da rotina alimentar, por serem fontes de nutrientes importantes, como o selênio. Esses itens ajudam a manter o organismo mais preparado para enfrentar infecções, sobretudo em períodos mais críticos. 


Outro ponto de atenção é a hidratação, que costuma ser negligenciada durante episódios de doença. “Muitas vezes, quando a gente está doente, esquece de consumir água, mas a hidratação adequada é essencial para ajudar na recuperação”, alerta a nutricionista. 


Luiza Motta também lembra que hábitos populares podem complementar os cuidados, como o uso de mel e própolis, bastante comuns em preparações caseiras. No entanto, ela reforça que essas práticas devem estar associadas a uma alimentação equilibrada no dia a dia. 


“Isso é algo que a gente precisa fazer sempre, não só quando está doente. É manter uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes, arroz e feijão, para garantir a manutenção da nossa saúde”, conclui.

Real Campeão:Jogos emocionantes marcam finais do Campeonato Regional da Moda


O Campo Municipal Aryzão, no Parque Wellington Monteiro, foi palco de uma grande festa do futebol regional neste fim de semana. As finais do Campeonato Regional da Moda reuniram milhares de torcedores e coroaram os campeões de três categorias disputadíssimas, encerrando com chave de ouro um torneio que movimentou o esporte santa-cruzense por aproximadamente três meses.




A abertura das decisões ficou por conta da categoria Sub-18, com uma partida de alto nível técnico entre Real Lions e Escolinha Paulo Basílio, de Jataúba. Em um duelo equilibrado, os Lions foram mais eficientes e conquistaram o título com uma vitória por 1 a 0, demonstrando organização tática e garra durante os noventa minutos.


Na sequência, a categoria Veteranos proporcionou ao público um dos jogos mais emocionantes da tarde. Em uma virada surpreendente, a equipe Serra dos Bois superou o Capibaribe e venceu por 4 a 3, com o gol do título marcado no último minuto garantindo o primeiro título da equipe na competição. 


O encerramento da noite ficou reservado à grande final do torneio, entre Real São Domingos e São Mateus. As duas equipes protagonizaram uma batalha intensa, que terminou zerada no tempo regulamentar e levou a decisão para os pênaltis. Nos cobranças alternadas, o Real São Domingos levou a melhor, convertendo três das suas cobranças contra duas do adversário, e sagrou-se campeão, para euforia da torcida, que finalmente soltou o grito de campeão da garganta, para comemorar o primeiro título do Real no Campeonato Regional da Moda. 


O Campeonato cumpriu seu papel social e esportivo. Ao longo de cerca de três meses de competição, o torneio levou diariamente milhares de torcedores aos campos da cidade, aquecendo o comércio local, valorizando o futebol amador e fortalecendo o sentimento de comunidade entre os moradores de Santa Cruz do Capibaribe e região.


A competição consolida-se, mais uma vez, como um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo local, unindo famílias, revelando talentos e reafirmando o futebol como uma das maiores paixões do povo do Agreste pernambucano.

sexta-feira, 8 de maio de 2026

Finais do Campeonato Regional da Moda devem movimentar Santa Cruz do Capibaribe neste sábado


O maior campeonato de futebol amador do interior de Pernambuco conhecerá neste sábado (9), o campeão de mais uma edição histórica. A grande final será disputada entre as equipes do Real São Domingos e São Mateus, em uma competição que mais uma vez movimentou a economia local, fortaleceu o esporte comunitário e reuniu equipes de cerca de dez cidades da região.


Ao longo do campeonato, milhares de pessoas acompanharam os jogos todas as noites, impulsionando a atividade econômica de bairros e comunidades, beneficiando diretamente pequenos comerciantes, ambulantes, lanchonetes e empreendedores locais que encontraram no evento uma importante oportunidade de geração de renda.


Além do impacto esportivo, o campeonato consolidou-se como um importante espaço de convivência social, lazer e integração regional, reunindo atletas e torcedores de diferentes municípios em torno da paixão pelo futebol amador.


As duas equipes finalistas chegam à decisão após campanhas marcadas por superação e crescimento ao longo da competição.


O São Mateus garantiu classificação apenas na última rodada da primeira fase. A equipe de Poço Fundo estreou com derrotas para Verona-PB e São Paulo das Impoeiras, ambas por 1 x 0, mas venceu o São Paulo de São Domingos por 2 x 1, avançando como um dos melhores terceiros colocados.


Nas oitavas de final, o São Mateus empatou sem gols com o Independente-PB e garantiu vaga nos pênaltis, vencendo por 5 x 4. Nas quartas, superou o Jaguar por 2 x 1 no tempo normal. Já na semifinal, voltou a empatar, desta vez em 1 x 1 contra o Verona, conquistando a classificação novamente nas penalidades, por 5 x 4.


Do outro lado, o Real São Domingos também enfrentou dificuldades na primeira fase, somando dois empates e uma vitória. A equipe empatou em 2 x 2 com o Jaguar, ficou no 1 x 1 diante do Porto da Cohab e garantiu a classificação ao vencer o Só Fera por 3 x 0 na rodada decisiva.


Nas oitavas de final, o Real empatou em 0 x 0 com o Bangu-PB e avançou nos pênaltis por 3 x 0. Nas quartas, novo empate sem gols, agora contra o Deportivo Magana, com classificação nas penalidades por 4 x 3. Na semifinal, a equipe conquistou a vaga na decisão ao vencer o São Paulo das Impoeiras por 2 x 1.


O secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Gabriel Pontes, destacou o sucesso da competição e a grande participação popular durante toda a edição.


“Chegamos a mais uma grande final com a certeza de que realizamos uma competição histórica. Foram mais de 100 partidas disputadas, com grande presença de público todas as noites, valorizando o esporte amador e movimentando a economia das comunidades. O campeonato cresceu ainda mais e mostrando a força do futebol regional”, afirmou.


Já o prefeito Helinho Aragão ressaltou a importância do torneio para a integração regional e fortalecimento do município como referência esportiva.


“O Campeonato Regional da Moda já se consolidou como um dos maiores encontros dos esportistas do Agreste pernambucano. Santa Cruz do Capibaribe recebe atletas, torcedores e famílias de diversas cidades, fortalecendo o esporte, a convivência e a economia local. É sem dúvidas uma grande competição que já faz parte do calendário esportivo da nossa região”, destacou.


A final deste sábado promete encerrar a competição em grande estilo. O São Mateus entra em campo em busca do terceiro título da história do campeonato, enquanto o Real São Domingos tenta conquistar seu primeiro troféu da competição.

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus promove projeto “De Mãe pra Mãe” para mães atípicas

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, realiza o projeto “De Mãe pra Mãe”, voltado para mães atípicas atendidas pelo AME (Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado). 


O evento acontecerá nos dias 13 de maio, na Quadra da Escola Maria da Glória, em Brejo sede, e no dia 14 de maio, na Quadra da Escola Geralda Catanha, no distrito São Domingos. Em ambas as localidades, o evento iniciará às 14h. 


Durante o evento, as participantes terão acesso a diversos serviços gratuitos voltados à saúde e qualidade de vida, como medição de glicose, aferição de pressão arterial, sessões de fisioterapia, atendimento psicológico e odontológico.


A programação também contará com serviços de estética e bem-estar, incluindo cabeleireiro e manicure, além de momentos de lazer com aulas de zumba e sorteio de brindes exclusivos.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

quinta-feira, 7 de maio de 2026

*Prefeitura inicia levantamento para construção do Inventário Turístico de Brejo da Madre de Deus

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, está realizando a coleta de dados para a construção do Inventário Turístico do município.


As equipes já iniciaram visitas aos empreendimentos localizados na cidade e também na zona rural, com o objetivo de levantar informações importantes sobre o setor turístico local.


O inventário irá mapear os empreendimentos e atrativos turísticos existentes no município, contribuindo para ampliar as oportunidades de divulgação, fortalecer o turismo local e criar novas estratégias para o desenvolvimento do setor.


A gestão municipal destaca a importância da participação dos empreendedores durante esse processo, reforçando que o levantamento será fundamental para ampliar a visibilidade e impulsionar ainda mais o turismo no município.


A iniciativa faz parte das ações voltadas ao fortalecimento do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e valorização das potencialidades locais.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

sábado, 2 de maio de 2026

Prefeito Roberto Asfora alerta sobre interdição total da PE-145 no Km 15, em Caruaru

O prefeito do Brejo da Madre de Deus Roberto Asfora, emitiu um alerta importante à população sobre a interdição total de um trecho da rodovia PE-145, no Km 15, no município de Caruaru.


De acordo com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco, o trecho está totalmente interditado em caráter emergencial desde este sábado (2).


A medida foi adotada após uma inspeção técnica identificar comprometimento estrutural grave na ponte existente no local, oferecendo risco à segurança dos usuários.


Desde o dia 15 de abril, equipes já vinham atuando com ações emergenciais, como reforço na sinalização, operação no sistema “Pare e Siga” e escoramento da estrutura. No entanto, devido às fortes chuvas registradas nos últimos dias, houve agravamento da situação, tornando necessária a interdição total imediata.


O DER-PE informou ainda que já está em elaboração o projeto executivo para a recuperação definitiva da ponte.


**Rotas alternativas**

Os motoristas devem utilizar caminhos alternativos para seguir viagem:


* Via PE-166 (Belo Jardim)

* Via PE-160 (Jataúba)


Equipes seguem monitorando a área de forma permanente. A partir da noite deste sábado, duas viaturas da Polícia Militar estarão no local para orientar os condutores.


O DER-PE também informou que está em contato com os prefeitos dos municípios da região para alinhar o apoio de agentes municipais no ordenamento do tráfego.


A interdição é considerada uma medida preventiva e indispensável para preservar vidas. O Governo do Estado reforça a importância de que os motoristas respeitem a sinalização e utilizem as rotas alternativas indicadas.

sexta-feira, 1 de maio de 2026

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe divulga programação de shows do São João da Moda 2026



A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lançou oficialmente, na noite desta quinta-feira (30), no Parque Florestal, a programação do São João da Moda 2026, em um evento marcado por grande participação popular, entusiasmo e celebração da cultura nordestina. O espaço ficou completamente lotado por moradores, visitantes, comerciantes e forrozeiros que aguardavam com expectativa a divulgação da grade oficial daquele que é reconhecido como o São João mais charmoso do Brasil.



Durante o lançamento, foi apresentada a programação oficial da festa, que acontecerá de 13 a 26 de junho, reunindo grandes nomes da música nacional e regional, além de fortalecer a tradição cultural de Santa Cruz do Capibaribe com uma proposta multicultural, valorizando diferentes ritmos, artistas locais e manifestações populares.


Entre as atrações confirmadas estão Simone Mendes, Wesley Safadão, Matheus & Kauan, Xand Avião, que volta com as drilhas se apresentando em trio elétrico no dia 21/6 junto com Elifas Júnior, Zezé Di Camargo, Magníficos, Rey Vaqueiro, Thiaguinho, Natanzinho Lima, Eric Land, Garota Safada, entre outros importantes nomes que prometem movimentar a economia, impulsionar o turismo e consolidar mais uma edição histórica do evento.


O prefeito Helinho Aragão destacou a felicidade em anunciar uma programação grandiosa, pensada para fortalecer a identidade cultural da cidade e ampliar oportunidades para diversos setores econômicos. “É uma alegria imensa apresentar ao nosso povo e a todos os visitantes uma programação tão especial. O São João da Moda vai além da festa: ele movimenta nossa economia, gera emprego, fortalece o comércio, valoriza nossa cultura e mostra a força de Santa Cruz do Capibaribe para todo o Brasil. Estamos preparando um evento multicultural, inclusivo e grandioso, que une tradição e modernidade”, afirmou o prefeito.


E o São da Moda já começa no mês de maio, próxima terça - feira (5), com as tradicionais quadrilhas juninas em todos os bairros da cidade. Outro polo bastante prestigiado será o forró da Ema, palco das grandes atrações locais, que também abre dia (13), com muito forró raiz e o tradicional pé de serra. 


Com forte investimento em estrutura, segurança, cultura e geração de renda, o São João da Moda 2026 reforça seu papel como um dos maiores eventos juninos do Nordeste, promovendo não apenas entretenimento, mas desenvolvimento econômico e valorização das raízes culturais pernambucanas.


Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 30 de abril de 2026

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus realiza capacitações gratuitas em parceria com o Qualifica PE

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Programa Qualifica PE, iniciativa do Governo do Estado, promove uma série de capacitações voltadas ao fortalecimento de negócios e ao desenvolvimento de habilidades empreendedoras. As atividades incluem oficinas e palestras gratuitas e acontecerão entre os dias 27 de maio e 03 de junho.


Os interessados podem se inscrever presencialmente na Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Cleto Campelo, nº 378, ou por meio do link: https://qualifica.sedepe.pe.gov.br/alu_inicio/

 .


*Confira a programação:*


• Visão Empreendedora na Geração de Negócios – oficina

Data: 27/05, às 18h, na Sala do Empreendedor


• Empreendedorismo Feminino – palestra

Data: 28/05, às 18h, na Sala do Empreendedor


• Organize suas Finanças Pessoais – palestra

Data: 29/05, às 18h, na Sala do Empreendedor


• Fotografia para vender na internet – oficina

Data: 02/06, às 18h, na Sala do Empreendedor


• Instagram Básico: Primeiros Passos – palestra

Data: 03/06, às 18h, na Sala do Empreendedor


A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em incentivar o empreendedorismo e oferecer oportunidades de qualificação para a população.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

terça-feira, 28 de abril de 2026

UniFavip Wyden promove evento “Vozes da Nossa Terra” em celebração ao Dia Mundial do Livro

O UniFavip Wyden, em Caruaru, realiza nesta quarta-feira dia (29), às 19h, o evento “Vozes da Nossa Terra”, uma iniciativa que celebra o Dia Mundial do Livro por meio da valorização da literatura, da escrita e das histórias locais. A programação acontece na biblioteca da instituição e contará com entrada gratuita. Com uma proposta que destaca a força da literatura como instrumento de expressão e transformação social, o encontro reúne debates e vivências que ressaltam a importância da produção cultural regional e o protagonismo de autores locais.


Entre os destaques da programação está a oficina “Escrever incômodos para romper silêncios”, ministrada pela autora do livro "Os olhos de Fernando", Johany Medeiros. A atividade propõe uma experiência sensível e reflexiva, incentivando os participantes a transformarem sentimentos em palavras e a utilizarem a escrita como ferramenta de expressão e resistência.


O evento reforça o compromisso do UniFavip Wyden com a promoção da cultura, da educação e do pensamento crítico, fortalecendo espaços de diálogo e incentivo à produção literária no Agreste pernambucano. “Vozes da Nossa Terra” surge como um convite à escuta, à partilha de histórias e ao reconhecimento da literatura como elemento essencial na construção de identidades e na valorização das raízes culturais.


*Serviço*

Evento: Vozes da Nossa Terra

Data: 29 de abril

Horário: 19h

Local: Biblioteca da UniFavip Wyden – Caruaru

Entrada: Gratuita

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus divulga resultado do Auxílio Transporte Universitário*

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Comissão de Processo de Análise (CPA), divulgou o quantitativo de estudantes inscritos e aptos ao Programa de Auxílio ao Transporte Universitário.


Ao todo, foram registrados 330 inscritos, dos quais 223 candidatos foram considerados aptos após o processo de análise documental. Os dados contemplam estudantes de diversas instituições, incluindo universidades e centros técnicos localizados em Caruaru, Belo Jardim, além de outras cidades.


A CPA destaca que todos os candidatos tiveram igualdade de oportunidade durante o processo, sendo garantida uma análise criteriosa com base nos princípios da impessoalidade, moralidade, publicidade e transparência que regem a administração pública.


O programa tem como objetivo garantir melhores condições de acesso e permanência dos estudantes no ensino técnico e superior, contribuindo diretamente para a formação acadêmica e profissional dos jovens do município.


Acesse: https://brejomdeus.pe.gov.br/noticia/prefeitura-do-brejo-da-madre-de-deus-divulga-resultado-do-auxilio-transporte-universitario/


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

sexta-feira, 17 de abril de 2026

Prefeito Roberto Asfora encaminha projeto de reajuste de 5,4% no piso salarial dos professores à Câmara de Vereadores*

O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora, reuniu-se recentemente com representantes dos dois sindicatos e em acordo encaminhou à Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira (17), o projeto de lei que propõe a atualização do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino.



A proposta prevê um reajuste de 5,4%, reforçando a política de valorização dos profissionais da educação e o compromisso da gestão municipal com a categoria. O projeto segue agora para apreciação e votação do Poder Legislativo.


A atualização do piso representa mais um avanço na área educacional, reconhecendo o papel fundamental dos professores na formação dos estudantes e no desenvolvimento do município. A medida também contribui para a melhoria das condições de trabalho e para a valorização dos profissionais que atuam diariamente nas salas de aula.


A gestão municipal destaca que a importância de integrar um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação pública, com investimentos contínuos na valorização dos profissionais, na melhoria da infraestrutura das escolas e na qualidade do ensino ofertado à população.


Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Cerca de 2,4 milhões de brasileiros vivem com autismo, e especialistas defendem informação responsável sobre o espectro

O autismo tem ganhado cada vez mais visibilidade nas redes sociais e na cultura popular. Vídeos que mostram talentos específicos, rotinas organizadas ou características consideradas “geniais” de pessoas no espectro ajudam a ampliar a discussão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, especialistas alertam que essa abordagem, muitas vezes romantizada, pode acabar ocultando desafios reais enfrentados por pessoas autistas e suas famílias. 


 De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 2,4 milhões de brasileiros vivem com Transtorno do Espectro Autista, número baseado em projeções a partir da prevalência observada internacionalmente. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma em cada 100 crianças no mundo está no espectro autista, embora estudos mais recentes indiquem prevalências ainda maiores em alguns países. 


 O aumento da visibilidade do tema tem aspectos positivos, como a ampliação do debate sobre inclusão e diagnóstico. Entretanto, a chamada “romantização do autismo” — quando a condição é retratada apenas por características positivas ou curiosas — pode criar uma percepção distorcida da realidade. 


 Segundo Roseli Filizatti, professora do curso de Psicologia do da Wyden, essa visão simplificada pode dificultar a compreensão da complexidade do transtorno. “A maior parte das famílias enfrenta desafios importantes no cotidiano, que vão desde dificuldades de comunicação e socialização até questões relacionadas à autonomia e à adaptação escolar. Quando o autismo é retratado apenas de forma idealizada, corre-se o risco de invisibilizar essas demandas e reduzir o debate sobre políticas públicas e suporte adequado”, afirma. 


 O TEA pode apresentar várias características, como por exemplo altercações no desenvolvimento neurológico que podem afetar comunicação, interação social e comportamento. Porém o espectro é amplo e inclui diferentes níveis de suporte, o que significa que cada pessoa autista pode apresentar necessidades e manifestações distintas. 


 Para muitas famílias, o caminho até o diagnóstico e o acesso ao acompanhamento multidisciplinar, que pode envolver psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e pedagogos, ainda é marcado por obstáculos. Dados do Ministério da Saúde indicam que o diagnóstico precoce e a intervenção especializada são fatores importantes para o desenvolvimento e a qualidade de vida da pessoa autista. 


 Roseli Filizatti destaca que o debate público precisa equilibrar conscientização e responsabilidade informativa. “É fundamental valorizar as potencialidades das pessoas autistas, mas sem ignorar os desafios que fazem parte da realidade de muitas famílias. Informação qualificada ajuda a combater estigmas e garantir que as necessidades de suporte sejam reconhecidas pela sociedade”, explica. 


Nos últimos anos o Brasil também avançou na legislação voltada ao tema. A Lei nº 12.764/2012, conhecida como Lei Berenice Piana, reconhece a pessoa com TEA como pessoa com deficiência para todos os efeitos legais, garantindo direitos relacionados à saúde, educação e inclusão social. Ainda assim, especialistas apontam que a efetividade dessas políticas depende da ampliação da rede de atendimento e da formação de profissionais capacitados. 


 Para a psicóloga, ampliar o debate com base em informação científica e relatos reais é fundamental para construir uma sociedade mais preparada para acolher as diferenças. Mais do que visibilidade nas redes sociais, famílias e pessoas no espectro autista precisam de políticas públicas consistentes, acesso a diagnóstico precoce e suporte contínuo ao longo da vida.

terça-feira, 14 de abril de 2026

Sala do Empreendedor em Brejo da Madre de Deus abre inscrições para curso de Mídias Sociais e Turismo*

A Sala do Empreendedor do Brejo da Madre de Deus está com inscrições abertas para o curso “Mídias Sociais e Turismo: Estratégias de Marketing”, que será realizado entre os dias 18 e 22 de maio, na própria Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Secretaria de Cultura, na Avenida Cleto Campelo, nº 378.


Durante as aulas, os participantes aprenderão estratégias práticas para divulgar destinos, negócios e experiências turísticas, além de técnicas para fortalecer a presença digital e se destacar no mercado.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/vrHNG4K36xxMp9gS9. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (81) 9 9114-8335.


A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover qualificação profissional e fortalecer o turismo local, incentivando empreendedores e profissionais da área a ampliarem suas oportunidades de negócio.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

sexta-feira, 10 de abril de 2026

Prefeitura do Brejo da Madre de Deus divulga calendário esportivo para 2026

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, por meio da Diretoria  de Esportes, divulga o calendário de atividades esportivas do município para o ano de 2026, contemplando competições como o Campeonato de Sítios, Campeonato Brejense de Futsal, Jogos Escolares e Campeonato Brejense de Futebol.


Nos meses de abril e maio será realizado o campeonato interno da Prefeitura. De maio a julho acontecem o Campeonato de Sítios e o Campeonato Brejense de Futsal. Já de maio a agosto será disputado o Campeonato Brejense de Futebol – 2ª divisão. No mês de agosto ocorrem os Jogos Escolares.


De setembro a dezembro, a programação segue com o Campeonato Brejense de Futebol – 1ª divisão, Campeonato de Futsal Master 35+, Copa de Futsal de Fazenda Nova e a Copa São Domingos de Futsal.


As inscrições e os calendários específicos de cada competição serão divulgados posteriormente pelos canais oficiais da Prefeitura.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Prefeito Roberto Asfora recebe representante da CNM e discute pautas municipalistas

O Prefeito do Brejo da Madre de Deus Roberto Asfora, recebeu, em visita institucional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), representada pelo Diretor para a região Nordeste, Eduardo Tabosa. O encontro teve como principal objetivo fortalecer o diálogo em torno de pautas municipalistas, buscando soluções e estratégias que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da gestão pública no município.


Durante a reunião, foram debatidos temas relevantes para os municípios brasileiros, com foco especial nas necessidades locais, além da importância da união entre as gestões municipais para o enfrentamento dos desafios atuais.


Na ocasião, também foi apresentado o convite para que o município do Brejo da Madre de Deus integre o ConClima, uma importante iniciativa voltada para ações de enfrentamento às mudanças climáticas, promoção da sustentabilidade e construção de políticas públicas mais resilientes.


“A gestão municipal segue empenhada em buscar parcerias e iniciativas que tragam resultados positivos para a população, com planejamento e compromisso com o desenvolvimento do município”, destacou o prefeito Roberto Asfora.


*Assessoria de Imprensa – Prefeito Roberto Asfora*

*Nota de Esclarecimento

A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus vem a público esclarecer os fatos relacionados ao ocorrido nesta quarta-feira, 08 de abril, envolvendo um veículo da Guarda Civil Municipal (GCM).


Informamos que o veículo passou recentemente por manutenção. Diante do ocorrido, o prefeito Roberto Asfora determinou a abertura de investigação para apurar as causas e o real motivo do fato.


A gestão municipal reforça seu compromisso com a transparência e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso.

   

Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus

terça-feira, 7 de abril de 2026

Prefeito Roberto Asfora celebra sucesso da Semana Santa 2026 em Brejo da Madre de Deus

Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, já é rota tradicional durante o período da Semana Santa, não apenas pelo espetáculo da Paixão de Cristo, mas por todos os atrativos atrelados a ela que os visitantes podem desfrutar.




A Feira da Paixão, que acontece próximo às muralhas do teatro, tem uma diversidade de produtos que vão desde o artesanato à gastronomia locais e nacionais. Além disso, o público conta com apresentações itinerantes de trios Pé de Serra, bacamarteiros e sanfoneiros. Todas as secretarias municipais trabalham em conjunto para tornar essa experiência ainda mais especial para quem visita a localidade.


O prefeito Roberto Asfora destaca a satisfação em ver o sucesso da celebração no município: “A Semana Santa em nosso município é uma época especial e esperada por todos os brejenses. Por isso, toda a gestão trabalha de forma integrada para oferecer serviços que tornam esse momento ainda mais marcante, como saúde, estrutura, limpeza e ações direcionadas às crianças, entre outros”, destacou.


A gestão municipal reafirma seu compromisso em garantir que o maior espetáculo ao ar livre do mundo seja acompanhado de uma infraestrutura acolhedora, gerando renda para o comércio local e bem-estar para os turistas e moradores.


Assessoria de Imprensa

Roberto Asfora- Prefeito do Brejo da Madre de Deus

sábado, 4 de abril de 2026

Roberto Asfora lidera Semana Santa de Brejo da Madre de Deus que conquista Selo CO2 Free e se consolida como referência em sustentabilidade

Além de movimentar a economia local e atrair milhares de visitantes, a Semana Santa 2026 de Brejo da Madre de Deus alcançou um marco histórico na gestão pública: a neutralização total de sua pegada de carbono.


Sob a liderança do prefeito Roberto Asfora, o evento foi oficialmente certificado com o Selo Evento CO2 Free, reafirmando o compromisso da administração municipal com as pautas ambientais e o enfrentamento às mudanças climáticas.


Ciente de que grandes eventos geram impactos, como a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), a gestão municipal se antecipou aos desafios do aquecimento global e adotou medidas eficazes para garantir que toda a festividade ocorresse de forma sustentável. A iniciativa coloca o município em posição de destaque ao aliar tradição, turismo e responsabilidade ambiental.


Com uma visão estratégica e alinhada às demandas globais, Roberto Asfora consolida Brejo da Madre de Deus como referência em sustentabilidade na realização de grandes eventos, demonstrando que é possível promover desenvolvimento econômico sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente.


“Não podemos pensar apenas no hoje. O sucesso de um evento em nossa cidade também é medido pelo respeito ao futuro. Ao zerar as emissões da Semana Santa, mostramos que é possível aliar tradição, turismo e vanguarda ambiental”, destacou o prefeito Roberto Asfora.

  

Assessoria de imprensa

quarta-feira, 1 de abril de 2026

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus distribui 15 toneladas de peixes nesta Semana Santa

Como acontece tradicionalmente, a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher, distribuiu 15 toneladas de peixes nesta terça-feira, 31 de março.




Moradores de Brejo sede, dos distritos Fazenda Nova, Barra do Farias, São Domingos e da zona rural receberam seus peixes para o período da Semana Santa. As entregas aconteceram das 9h às 14h, para as famílias que já haviam realizado cadastro previamente.


O prefeito Roberto Asfora destacou a importância da ação, que já faz parte do calendário do município, reforçando o compromisso da gestão com as famílias em situação de vulnerabilidade. 


A iniciativa garante o alimento na mesa durante um período simbólico para muitas famílias, além de fortalecer as políticas de assistência social no município.


*Secretaria de Comunicação*

*Prefeitura do Brejo da Madre de Deus*

sexta-feira, 27 de março de 2026

IPRESB ultrapassa R$ 10 milhões em investimentos e marca avanço histórico na gestão do prefeito Roberto Asfora em Brejo da Madre de Deus*

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais do Brejo da Madre de Deus (IPRESB) alcançou, pela primeira vez, um marco histórico ao ultrapassar a marca de R$ 10 milhões em investimentos, totalizando atualmente R$ 10.282.999,45. O resultado representa um dos mais importantes avanços da previdência municipal e é fruto do compromisso, da responsabilidade administrativa e da visão de futuro do prefeito Roberto Asfora, que sempre tratou a previdência dos servidores como prioridade de gestão.


Quando a atual gestão assumiu a administração municipal, o cenário era bem diferente, com apenas R$ 55 mil investidos. O crescimento expressivo ao longo dos anos demonstra o compromisso e a seriedade da gestão do prefeito Roberto Asfora com o fortalecimento do IPRESB, garantindo estabilidade, credibilidade e segurança para o regime próprio de previdência do município.


Além do avanço financeiro, o IPRESB também acumula outras conquistas importantes, como a atualização da legislação municipal, a superação da meta atuarial, que atingiu 13,31% no último exercício, e o cuidado permanente com os servidores inativos e pensionistas, sempre com o apoio da administração municipal.


Os resultados refletem uma gestão municipal comprometida, que compreendeu desde o início a importância de fortalecer a previdência própria do município, trabalhando em conjunto com a equipe técnica, conselho, secretarias e diretoria do instituto para garantir um IPRESB cada vez mais forte, equilibrado, transparente e seguro para todos os servidores.


O avanço do IPRESB é mais uma demonstração de que uma gestão séria, organizada e com visão de futuro, como a do prefeito Roberto Asfora, gera resultados concretos, fortalece as instituições e garante segurança para os servidores de ontem, de hoje e de amanhã.


O IPRESB seguirá firme, com responsabilidade, transparência e muito trabalho, porque previdência se faz com compromisso, planejamento e respeito aos servidores.

   

*Assessoria de comunicação*

quinta-feira, 19 de março de 2026

Gestão Roberto Asfora leva Brejo da Madre de Deus a ser a única prefeitura de Pernambuco a conquistar o Selo ODS Educação

O município do Brejo da Madre de Deus alcançou um importante reconhecimento nacional, resultado direto do trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Roberto Asfora. Nesta semana, o gestor, acompanhado do vereador Roberto Asfora Filho, participou da cerimônia de certificação do Selo ODS Educação, realizada no Teatro Luiz Mendonça, no Recife.


Entre as 192 instituições certificadas em todo o Brasil, Brejo da Madre de Deus se destacou como a única prefeitura de Pernambuco a receber a honraria. No estado, apenas a Universidade Federal de Pernambuco também foi reconhecida, reforçando ainda mais a relevância da conquista do município.


O Selo ODS Educação reconhece iniciativas que promovem impacto real na sociedade por meio da educação, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A conquista evidencia o compromisso da gestão Roberto Asfora com políticas públicas que vão além da sala de aula, investindo em inclusão, esporte e oportunidades para a juventude.


Para o prefeito Roberto Asfora, o reconhecimento é resultado de um esforço coletivo e de uma gestão comprometida com o futuro. “Ser a única prefeitura de Pernambuco premiada é motivo de muito orgulho. Esse resultado é fruto do trabalho sério da nossa equipe da Secretaria de Educação, Esportes e Juventude. Mais do que um título, esse selo mostra que estamos no caminho certo, transformando vidas através da educação”, destacou.


A conquista também reflete o empenho da equipe técnica da Secretaria, responsável por desenvolver projetos que integram educação, inclusão social e incentivo ao esporte, fortalecendo o desenvolvimento dos jovens brejenses.

   

*Assessoria de comunicação*